|
|
2009-04-07 - resposta ao Sindiporto
Requerimento
DE: Associado
AO: SINDIPORTO
ASSUNTO: Reparo e espaço no próximo (Nº 12, abril/2009) Boletim Informativo objetivando esclarecimentos
Belém, 26 de março de 2009
Venho requerer a esta conceituada Entidade de Classe, da qual sou associado, espaço na página 01 do próximo Boletim veiculado mensalmente por esta sindical, tendo em vista esclarecer alguns fatos sobre o artigo da página 01 do boletim informativo, edição de Nº 11, de março de 2009, sob o titulo “Gestão ou Simplesmente Oposição”. Assim, segue o abaixo exposto:
1. Esclareço ao Sindiporto que, na qualidade de vice na chapa de oposição, foi este requerente que, primeiramente, foi cobrar do, então, Apobel a época do porto de Belém no dia da eleição a não conformidade, e para mim forma aética, dos funcionários terceirizados estarem vestidos com a camisa da chapa 1, sabendo que os mesmos teriam que estar com seus uniformes de trabalho, como determina a DRT. Na ocasião, o Apobel disse-me que eu devesse reclamar com o técnico de segurança que estivesse de serviço. O técnico, então, me procurou e disse que iria tomar providências. Passado algum tempo e vendo que os mesmos, Apobel e o técnico de segurança, pareciam querer deixar as coisas como estavam, tomei a liberdade de levar a situação ao Gerfic (fiscaliza e controla), pois não concordava que funcionários terceirizados de serviço no cais estivessem quase todos fazendo propaganda eleitoral ambulante par a uma das chapas, sendo isso para mim aético, naquele momento. Soube depois, no mesmo dia, pelo próprio presidente do Sindiporto, que a DIRGEP teria exigido que os terceirizados retirassem as camisas da situação. Se houve em sua determinação ameaças por parte da mesma aos terceirizados, a chapa de oposição não compactuaria com a forma como a referida diretora deva ou possa ter se comportado;
2. Na condição de vice-presidente da chapa de oposição somente agora, transcorrido mais de 13 meses após a eleição, e que tomo conhecimento que funcionários terceirizados teriam usado camisas da chapa 02, no dia da eleição, no Edifício Sede. Caso, caro Sindiporto, este requerente tivesse sabido disso, assim como não concordei que terceirizados vestissem as camisas de sua chapa no cais, também não concordaria que os do Edifício Sede vestissem as da chapa da qual este requerente era vice, inclusive sendo obrigação de ofício, também, da DIRGEP proceder da mesma forma como procedera com os terceirizados da área operacional, mesmo porque existiam regras eleitorais previamente acordadas entre as chapas a serem respeitadas;
3. Igualmente, gostaria de lembrar ao Sindiporto que a geração do fato ocorrido e apenas o fato isolado, por ter sido iniciativa minha, não serve de forma alguma como parâmetro para que esta conceituada Sindical possa afirmar que em algum momento, e é bom que isso seja dito, a DIRGEP interferiu radicalmente nas eleições sindicais desta Entidade, nem tampouco este requerente tenha tido qualquer tipo de contato ou conversa que seja com a DIRGEP no intuito de que esta manifestasse qualquer inclinação contrária, através da chapa de oposição, à política sindical da chapa da situação. Na condição de vice da chapa de oposição e como um dos principais articuladores na montagem da referida chapa, não concordo que, passado todo esse tempo, o Sindiporto venha agora querer insinuar que a chapa de oposição tivesse tido qualquer tipo de alinhamento com a Dirgep durante aquelas eleições. Gostaria, desde já, deixar bem claro que este requerente não teve e não tem qualquer tipo de alinhamento fisiológico nem com os partidos políticos aos quais as pessoas que gerem a CDP têm ou ideológico com as patronais que vêm gerindo esta CDP, principalmente se estiverem em não conformidade com os anseios dos trabalhadores, sendo que o vice-presidente do Sindiporto e não poucos e demais colegas de trabalho, principalmente da Guarda Portuária, sabem muito bem que mesmo nas vezes que respondi interinamente como função comissionada e justamente aí que passo a “brigar”, à minha forma, ainda mais pela categoria, pois aproveito, onde me encontro interino, para dar visibilidade à CDP (chefias imediatas) de todas as pendências relativas ao contexto geral da Cia. as quais possam, se atendidas, melhorar tanto a logística de gestão quanto as condições de trabalho e até mesmo ajustes em desvios de função, para certos setores dentro desta empresa.
4. Sindiporto continues fazendo oposição à DIRGEP, mas deixe o nome da chapa de oposição nas últimas eleições fora disso, pois como vice da chapa de oposição fiz parte daquele processo democrático sem compactuar com ou ter qualquer tipo de apadrinhamento que pudesse, lá na frente, fazer com que a categoria pusesse em dúvida a confiança também em nós, através dos votos recebidos, que fora depositada.
Atenciosamente Cileno Borges
|
|
|